REALIZAÇÕES E DESAFIOS

Como aparece na descrição da missão e na forma como é desenvolvida cada uma das oficinas, acreditamos que a ABRACE seja um espaço precioso de desenvolvimento, de aprendizagem, de trocas genuínas e respeitosas entre pessoas (com ou sem deficiência). Seu papel social é de extrema importância em um momento em que os direitos e deveres da pessoa com deficiência adquirem protagonismo. Atualmente, leis garantem os direitos da educação formal para a pessoa com deficiência nas escolas regulares, assim como as que garantem a presença desta população no mercado formal de trabalho. Existe um vazio entre estas leis e estes espaços. Nesse sentido, há pertinência de um espaço como a ABRACE, instituição que tem em seu cerne o desenvolvimento e fortalecimento destes jovens e suas famílias, assim como a qualidade de suas vidas.

Testemunhamos e realizamos ao longo de muitos anos, inúmeras ações que resultaram em redução de barreiras, construção de recursos para vivências pertinentes a fase de vida em que se encontram (adolescência, vida adulta), que os levaram a um maior exercício de sua existência e sua cidadania.

Finalmente, apontamos não ser possível comunicar todo o trabalho da ABRACE, mas esperamos que este relato favoreça a compreensão do quanto esta instituição faz diferença na vida das pessoas com deficiência intelectual, sejam os jovens que atende, suas famílias ou a equipe de profissionais.