OFICINAS

A ABRACE presta serviço sócio-educacional especializado na área de deficiência intelectual a jovens e adultos.
Os conteúdos propostos e as estratégias utilizadas, para que se garanta de forma dinâmica, ampla e motivadora, se organizam em áreas de trabalho:

Comunicação, Leitura e Escrita.

• Elevação do Conhecimento
    (com oficinas de Vivência Pedagógica, Linguagem Oral, Construção de Registros, Leitura e Escrita – Alfabetização e Aperfeiçoamento- Matemática no Cotidiano, Informática, Culinária, de Manutenção)

Oficina de Culinária – Preparar receitas, transformar, experimentar, saborear. Aprender para cuidar de si e de outros. Agradar e agradar-se. Conhecer sabores, cheiros, cuidados.

•  Artes
    (com oficinas de Teatro, Música, Dança)

Oficina de Dança: Observar seu corpo e o do outro… Descobrir, descobrir-se… Espantar-se e encantar-se… Admirar o corpo também como Arte!

• Preparação para o Trabalho
    (oficina de Produção de Papel Reciclado, de Material de Papelaria, de Orientação para o trabalho, de Informática aplicada)

Picar, molhar, esperar… Pesar, misturar, bater, colorir… Ora de uma cor, ora de outra… com ou sem casca de cebola, linhas ou pétalas,… E uma folha de papel aparece…  De papel reciclado.

Criação e produção. Percepção de processos e participação. Responsabilidade e compromisso. Parceria e respeito. Construções estéticas.
No concreto… produtos belos e úteis.

• Atividades Físicas
    (com oficinas de Educação Física, Corpo e Movimento)Estas atividades são organizadas em uma grade horária semanal, cada uma com carga horária adequada aos objetivos estabelecidos e integrada por um tema anual que é proposto pela equipe em consonância com as demandas dos usuários.

Atividades esportivas, de lazer e arte/cultura se intercalam sistematicamente com as propostas que compõem o cotidiano da ABRACE e nos permitem explorar, usufruir e frequentar  espaços naturais e culturais que a cidade oferece, o que consideramos outra grande fonte de troca e inclusão.

Ter acesso e usufruir das muitas riquezas culturais. Teatro, cinema, museus, exposições e apresentações. Acompanhar atualidades… o dia-a-dia e eventos especiais.

As atividades de habilitação e preparação para o trabalho e, quando possível, a inserção no mercado formal de trabalho, são realizadas por profissionais da equipe que acompanham as etapas do processo de inclusão: contato com as empresas interessadas, levantamento de habilidades do jovem candidato, contato com a família, orientação para a empresa, acompanhamento da fase de adaptação e, posterior, sempre que se fizer necessário. Nosso foco principal é que, através desta ação, possamos participar de um processo que visa diminuir a exclusão e contribuir para que a sociedade construa um novo olhar e entre em contato de forma legítima com o potencial produtivo da pessoa com deficiência, criando possibilidades verdadeiras de trabalho para este segmento da população. Mais do que o cumprimento legal nos termos da Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91), a ABRACE participa, de forma ativa, deste momento histórico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Na área do Serviço Social, a metodologia usada é composta por atendimentos realizados de forma individualizada, coletiva, em visitas domiciliares, orientações e encaminhamentos conforme demandas apresentadas, articulação com a rede sócio-assistencial, na perspectiva de acesso e garantia de direitos. A partir destes atendimentos, ações são planejadas e executadas.