Oficinas

Comunicação e Linguagem

Compreender… expressar-se. Imagens, símbolos, letras. Sons, sílabas, palavras.  Identificar, reconhecer, discriminar, agrupar, reproduzir e produzir significados. Ler…escrever…inscrever-se!

Culinária

Organizar ações, estruturar o pensamento. Autonomia, prazer e satisfação, higiene e experimentação, composição, mistura e produção… todos ingredientes das nossas atividades de culinária.

Educação Física

Desenvolvimento motor, noção espacial. Movimento e jogo, limites e superação, regras e iniciativas, vitórias e frustrações, competição e diversão, ataque e defesa, o individual e o coletivo, arremessar e receber… isto é o que vivemos nas atividades de Educação Física.

Expressão Corporal

Construção do esquema corporal e harmonia de movimentos. Perceber, sentir, alavancar, rodopiar, esticar, flexionar, dobrar, deitar, alongar, rolar, saltar, estacar… para conhecer-se, organizar-se articulando movimentos. Mostrar-se.

Informática

Inclusão digital, comunicação. Pesquisar, navegar, digitar. Ligar, desligar. Recortar ou copiar, colar… Clicar, selecionar. Informar-se, aprender. Conectar-se com o mundo!

Letras

Registro e memorização. Letras, símbolos, imagens… comunicação. Pesquisar e selecionar, recortar e colar, escrever e pintar… marcando em papel o que se viu… o que se ouviu… Pode-se, então, contar para outro… lembrar… retomar.

Manutenção

Observar o espaço, responsabilizar-se por ele. Conservar e mudar… Tornar mais bonito… sentir-se confortável… acolhido. Receber bem… a si mesmo e ao outro. Cuidar do que é nosso!

Matemática e Jogos

Raciocínio e lógica. Abstração. Somar, subtrair… multiplicar e dividir. Operações de todo dia: comprar e vender, contar folhas, cartões, blocos e cadernos, distribuir o lanche, repartir o bolo.

Música e Ritmo

Percepção e discriminação… auditiva. Ouvir e sentir. Ritmo. Som e silêncio. Tocar… batucar. Cantar… em grupo ou só. Compreender, memorizar, executar. Diversão, expressão e emoção.

Orientação para o Trabalho

Descobrir e desenvolver habilidades. Perceber… perceber-se. O outro existe… Apresentar-se bem… para si… para o outro. Aprender rotinas. Valorizar o empenho… ser cuidadoso nas tarefas. Produzir e responsabilizar-se pelo que fez.

Papel Reciclado

Picar, colocar de molho… Espremer e pesar… Processar e colorir… Usar bastidor produzindo  novas folhas úmidas… Secar e admirar uma linda folha colorida. Produzir objetos:  embalagens, capas,  releituras de obras de arte.

Produção e Arte

Criação e produção. Percepção de processos e participação. Responsabilidade e compromisso. Parceria e respeito. Construções estéticas. Na prática… produtos significativos, belos e úteis.

Tarefas para Casa

Três tipos de propostas… respeito ao desenvolvimento de cada um, mesmo conteúdo que está sendo trabalhado. Famílias participam… conhecem o que está  sendo trabalhado… gostam!!! Podem conversar sobre com os filhos… perceber o interesse… aprender também.

Teatro e Dança

Expressar-se… sendo outro. Reproduzir… criando. Discriminar o real, o “faz de conta”, e perceber como se cruzam. Falar… com a voz… com o corpo. Oportunidades de exercício e  relação… emoção e diversão. Organizar-se articulando o corpo e a dança. Apresentar-se… receber aplausos!

Vivência Pedagógica

Aprender fatos e histórias, processos e hábitos. Dar-se conta da própria cultura e de tantas outras. Aprender a fazer. Poder participar. Ler, escrever…  imagens, símbolos.


Associação Brasileira para
o Adolescente e Criança Especial*
(* desde 1996, Jovens e Adultos)

Rua Princesa Isabel 548, Brooklin Paulista
CEP: 04601-001, São Paulo - SP
Telefone: 11-5093.2311
E-mail: abrace@associacaoabrace.org.br